Como é feito o Disco de Vinil

Disco de Vinil.

Todo mundo conhece o tão famoso disco de vinil. atualmente ele não é muito usado mais, pois com a tecnologia evoluindo, formatos digitais que conseguem atingir ótima qualidade e também o cd que tem um custo bem menor e capacidade muito maior, deixaram o LP para traz!

Mas como é sempre bom adquirir informações e ela nunca é demais. Vou colocar aqui 2 videos que achei no youtube que falam de como é feito o disco de Vinil. Achei incrível a forma, é um processo que nao é totalmente feito por maquinas (nao no video), trabalhoso e que nao é tao rapido quanto queimar um CD. Mas que é ótimo de se ver.

Quem ja tocou com vinil sabe que é muito bom usar os “bolachões” para discotecar, tirar eles de suas capas originais, colocar nas pickups e mandar a agualha em cima deles e ouvir o som sair dali. Como alguns dizem “sentir a musica no seu dedo”. Pena que eles sao tão caros, cerca de 40 reais cada disco, e neles vem apenas 2 ou 3 musicas.

Atualmente quem toca com vinil, na maioria das vezes usam programas de Timecode, como Traktor, Serato, e outros. Programas que utilizam uma placa de som externa que pegam um sinal sonoro que um disco de vinil codificado envia para a placa, que carrega uma musica no seu computador, e então sai da placa e vai direto pro mixer, em tempo real, e por um custo bem mais barato no final das contas. Pois você vai gastar apenas com as musicas e pesquisas depois de adquirir a plataforma que custa em torno de R$ 1400,00 reais. E está assim utilizando das mesmas tecnicas é igual tocar em um vinil comum! a diferença é que você tem que ligar uma serie a mais de cabos para o som sair de um lugar e ir para outro e percorrer o mesmo caminho inverso.

Gosto é gosto e nao estou aqui agora para discutir o que é melhor, se é o CD, DVD, Vinil ou algum software no seu laptop. Os cds sao os mais usados atualmente pois são o meio mais em conta que se encontra no mercado. E hoje em dia vc consegue gravar cd a partir de cada computador por mais simples que ele seja. Mas existem pessoas que levam o Disco de Vinil como religião ou fanatismo. Mas isto já vai de cada um , e para se manter atualizado na musica eletronica comprando discos de Vinil custa MUITO CARO!

COMO É FEITO O DISCO DE VINIL:

PARTE 1

PARTE 2

2 thoughts on “Como é feito o Disco de Vinil

  1. I read a lot of interesting posts here. Probably you spend
    a lot of time writing, i know how to save you a lot of work, there is
    an online tool that creates readable, google friendly posts
    in minutes, just type in google – laranitas free content source

Leave a Reply

Your email address will not be published.