DJ set dinâmico, usando a tecnologia a seu favor.

Atualmente temos vários programas para produzir e discotecar que podem ser agregados ao dia-a-dia dos Djs sem grandes dificuldades e da melhor forma possível. Entre os melhores programas para dj temos 2 plataformas básicas: as de timecode, e o warp. Atualmente, os 2 melhores programas para agregar a tecnologia de forma relativamente simples aos sets são: Ableton Live, Traktor Scratch Pro.

Ableton Live

O ableton live, é usado pela maioria dos produtores que se apresentam em formato “Live P.A”. Ele foi totalmente desenvolvido para trabalhar em tempo real, tornando o audio totalmente flexivel. Dentro dele, podemos trabalhar de várias formas. Como DJ, podemos utilizar a técnica de Warp para encaixar e sincronizar as batidas no tempo certo, de uma maneira não muito complicada, e que pode nos dar um resultado final excelente. E ainda tem mais, podemos usar todos os plugins originais do ableton e mais “X” plugins que o mercado disponibiliza para produção, como delays, reverb, filtros, phasers, flangers, etc.

Dentro do ableton, voce pode utilizar inumeras pistas, com varias musicas dentro delas, ou até mesmo synths e loops de audio, com isso voce pode ainda “warpar” varios estilos de som, colocando todos no mesmo bpm, e fazer assim mashups e bootlegs em tempo real. Incrivel como é dinamico e pratico ao mesmo tempo o software.

Traktor Scratch Pro

Já o Traktor,é um programa que pode ser utilizado com cd ou vinil de Timecode ou sozinho com controladores Midi. O que é timecode??? Time code é um sinal sonoro em uma certa frequencia, que quando chega até o computador ele captura o sinal e lê a musica que você carregou no computador dentro do software. Em outras palavras: você carrega uma mp3 dentro do programa e manipula ela em uma CDJ ou tocadiscos da mesma forma que faria com o cd gravado ou o vinil.

O traktor tem algumas vantagens e algumas coisas que podem ajudar muito os djs, Alem de 4 decks, que você pode usa-las como quiser, alternando entre cd, vinil e a propria interface. Ele possui 4 grupos de efeitos que voce pode ligar e desligar para cada deck individualmente, assim colocar varios efeitos diferentes em cada canal separadamente. e também Sincronizar uma deck com a outra sem grandes problemas.

As placas de som externa que acompanham o Traktor Scratrch são: DJ4 ou DJ8. A DJ8 é a mais completa, com 4 entradas e 4 saidas e é isto que possibilita você manipular 4 decks. As placas de som nao sao utilizadas exclusivamente no Traktor, podem ser utilizadas em outros programas também (tanto no Windows como no Mac).

E o melhor de tudo em usar isto, é que voce não vai mais perder seu tempo gravando cd, ao contrario, vai otimizar seu set, fazendo ele ter mais impacto e precisao, uma gama maior de efeitos.

Ableton Live – Gui Boratto

Traktor – Richie Hawtin

Você usa algum destes? usa outros? tem algo a acrescentar? Deixe um comentário.

6 thoughts on “DJ set dinâmico, usando a tecnologia a seu favor.

  1. Ótimo artigo! Já tive a oportunidade de usar o Traktor Scratch Pro na casa de um amigo, é bem legal, da pra fazer uns mash-ups incríveis. Já o Ableton parece ser melhor, pois pode criar verdadeiros bootlegs e VSTi’s.

  2. sao programas para musica, mas que cada um tem suas particularidades. eu uso os 2! Para tocar em festas e clubs uso o traktor, e para produçao de musicas, remixes, mashups e bootlegs uso o ableton.

    gosto dos 2!

  3. Não tenho nenhum deles e tenho um mac. Sou da época do vinil e querendo "voltar a brincar" de DJ. Sou bem familiarizado com tecnologias, pois uso micros há 30 anos. Queria saber qual recomendam. Ainda não sei alguns dos termos usados aqui por vocês, como mash-ups bootlegs e VSTi's. Mas um amigo me falou que dá pra juntar músicas, além dos beatmixes.

    Dentro desta ótica, qual recomendam pra mim?

  4. Exatamente ambos são ótimos… onde o Traktor dá o recado ao vivo…e o Ableton é outro ninja qdo se fala em produção…

Leave a Reply

Your email address will not be published.