iPad, Aplicativos, MIDI, Synths e Setup

Cada vez mais a tecnologia se encontra em nossas vidas, isso todo mundo já sabe. Mas cada vez mais, no meio da musica, ela tem modificado as formas de fazer musica e até a maneira de algumas pessoas de pensar. Pouco tempo atraz os controladores midi eram todos grandes, cheios de botões, alguns até de dificil manuseio e complicados para transporte. Já hoje em dia, as coisas estao ficando cada vez menores, e mais funcionais. Um exemplo bem legal e atual é a linha Nano da Korg, que conta com 3 controladores midi pequenos, finos, estreitos, porém são totalmente funcionais e extremamente baratos. Cabe toda a linha Nano da Korg (Nano Key, Kontrol, Pad), dentro de qualquer mochila. Ponto para eles e para os djs e vjs e afins que nao precisam mais carregar um monte de controllers mais!

Korg Nano Series

Antigamente, os sintetizadores ocupavam uma sala inteira, tinham varios circuitos internos e as ligações dos seus parametros eram feitas com cabos externos, e alguns brincam que vc tinha que ser “eletricista” pra usar eles. As coisas mudaram totalmente. O som consegue sair de um aparelho pequeno com uma grande qualidade. podemos pegar como exemplo o sintetizador gigante Moog Modular, e o novissimo e minusculo OP-1.  Com o Lançamento do iPad, soltaram junto o app Korg Electribe. o Aplicativo é muito bom e é identico ao Sintetizador original. E um das coisas mais legais é poder manipular o aplicativo via touch, mechendo em mais de um parametro ao mesmo tempo, e por um preço muito em conta, levando em consideraçao que um electribe usado é em media 250 dolares. O aplicativo na App store da Apple custa apenas 9,99 dolares. de um Gigante “synth” para um pequeno tablet.

OP-1

Outro aplicativo para o iPad que me impressionou, é o touch OSC. Este app te dá a liberdade de montar uma interface com a sua cara para em seguida sincronizar via midi com qualquer programa do seu computador que suporte midi. O melhor de tudo é você montar um layout personalizado para utilizar em suas apresentações, deixando o programa com a sua cara. Estou usando o Touch OSC a cerca de 2 meses, desde que comprei o iPad. Inclusive comprei o ipad por causa deste aplicativo, que é semelhante ao Lemur que custa algo parecido com 1700 libras. O app é bem simples e funcional. para funcionar como midi é só rodar o Osculator no seu computador, e colocar o iPad na mesma rede Wifi que o notebook. ae o Osculator pega o sinal do ipad, e transforma em sinal midi para o Traktor, Ableton, ou qualquer outro programa com suporte midi. Bom não? e o melhor. Custa apenas 5 dolares.

Moog Modular

Os notebooks atuais, devido a portabilidade, tem apenas algumas portas USB, ou seja. Você nao pode plugar todos os controladores Midi (que sao na maioria via usb) e sair brincando direto. tem que pensar na maneira mais funcional possivel. E com o Touch OSC / iPad, você nao utiliza nenhuma das suas portas USB. ele entre em contato atravez da rede Wifi. Este foi um dos motivos de acrescenta-lo ao meu Setup de DJ.

iPad Korg Electribe

Atualmente venho trabalhando com um Korg NanoKontrol, o Ipad, e o Traktor com sua placa de som externa Audio 8. Escolhi o seguinte setup por que meu notebook disponibiliza apenas de 2 portas USB, e como já utilizo uma para a placa de som do Traktor, a outra ficou para o NanoKontrol. O iPad encaixou como uma luva nesta hora, pois nao precisa de ser conectado via cabo no notebook.

Na hora de montar um setup, o ideal é pensar bastante na funcionalidade do que está escolhendo, os recursos que você dispõe, como vai utilizar ele depois que tiver com tudo em mãos, o transporte dele, e se vai conseguir igualar ou melhorar tendo como referencia o que vc tem hoje ou ja teve. Quando digo melhorar em relação a hoje, já nao falo em equipamento, mas sim o mais importante que é o som que você vai mandar para as caixas de som, ou no caso do VJ para as telas!

iPad – Touch OSC

A tecnologia esta sempre crescendo e não é agora que ela vai parar, totalmente ao contrario. Acho que a tendencia é cada dia aparecer mais coisas e com uma velocidade maior ainda. Claro que como em qualquer outro meio, nem tudo que é lançado dá totalmente certo e dura muito tempo.  Por isso acho que vale a pena ficar sempre ligado nas novidades e absorver delas o maximo possivel, pois isso ajuda muito no processo criativo, nas performances, na produção e no entretenimento (seu e do público). Levando em conta o que vc já tem e o que a tecnologia pode te proporcionar, pois da mesma forma que ela ajuda quem sabe usar, ela atrapalha quem nao sabe e tenta usar.

Será que o CD levará o mesmo destino que o Vinil?

4 thoughts on “iPad, Aplicativos, MIDI, Synths e Setup

  1. Boas, tive a ler a sua página na net e tenho aqui uma duvida. Já existe Traktor para ipad sem utilizar o computador, ou é necessario o computador ficando o ipad apenas como controlador?
    A ideia era usar apenas o ipad ligado por usb a uma placa de som externa para depois ficar com 2 vias na mesa de som.
    Obrigado.

  2. Boas, tive a ler a sua página na net e tenho aqui uma duvida. Já existe Traktor para ipad sem utilizar o computador, ou é necessario o computador ficando o ipad apenas como controlador?
    A ideia era usar apenas o ipad ligado por usb a uma placa de som externa para depois ficar com 2 vias na mesa de som.
    Obrigado.

  3. Desculpe a demora para a resposta.
    Não existe traktor para ipad não. Atualmente no meu Setup uso 2 iPads como controladores, e uso o aplicativo Lemur dentro deles para controlar assim, via midi, o Traktor e seus parametros.

    O que vai acontecer na proxima versão das CDJs da Pioneer (2000 nexus se nao me engano) é ela ler toda a biblioteca do seu ipad assim que voce plugar ele na CDJ. Sendo assim, voce vai poder usar 2 ipads (ou usar só 1 syncar as CDJs via rede) , ou iphones e etc, ignorando assim o uso do Notebook.

  4. I see you don’t use the power of social websites like pinterest
    and facebook on your website. You can get huge traffic from social sites on autopilot using one useful app,
    for more details search in google for:
    Alufi’s Social Automation

Leave a Reply

Your email address will not be published.