Setup Novo! iPad, Xone 1D, Traktor.

Já abordei aqui algumas vezes alguns equipamentos que me agradam bastante. Hoje vou falar do meu novo setup, que estou bastante empolgado com ele. Acho que nem tudo que você compra acrescenta no seu objetivo final, o mais importante é saber usar o maior número possível de possibilidades dentro do material que você tem, as vezes se faz muito com pouco, ou como dizem no meio da produção de música eletrônica: menos é mais. Ou seja, se você tem algo e não sabe usar, isso não te acrescenta em nada, nem compensa ter aquilo. Hoje posso dizer que conheço o traktor bastante, após quase um ano de uso, tocando com Cds, Vinil, e no modo interno com 2 decks e 4 decks, e agora com alguns midis a mais mais animo! Adoro este programa e não pretendo trocar tão cedo. Está perfeito funcionando assim!

Esta semana chegou o meu mais novo brinquedo, o Xone 1D, da conceituada marca Allen & Heath, preferida entre vários djs que se apresentam em formato digital (cds de timecode e etc) ou até mesmo com os antigos cds e vinil. O equipamento é famoso por sua precisão, corte de frequência impecável, e um mixer com equalizador multibanda dividido em 4 bandas (todos os outros convencionais são 3). Mas voltando a falar um pouco do Xone 1D, o escolhi ele por alguns motivos, ele tem vários faders e knobs e tem também um jogwhel que podemos dizer que é equivalente aos que temos nas melhores CDJs. Este foi um dos motivos para compra-lo. Depois de vários testes em setup por vários meses, sempre melhorando, vi que poderia ficar mais eficiente e usar mais recursos, entre ele as 4 decks do traktor usando tudo interno ou até mesmo 2 cds, e 2 decks internos. PONTO! O Xone 1D iria me ajudar a trabalhar com isso tudo.

Como já vinha trabalhando a algum tempo com no iPad com o Touch OSC , app que consegue simular algumas funções do tão famoso Lemur, que custa uma pequena fortuna e é muito difícil de ser encontrado no brasil, resolvi montar um layout interno no programa para trabalhar em sincronia com o Traktor, e ao mesmo tempo ser um segundo controlador, já que considero o Xone 1D o principal no momento. Dentro do Touch OSC uso 3 telas, sendo elas: uma para equalizarão, outra para seleção de pastas e musicas e “load” nos decks, e uma terceira mapeando todos os efeitos e parâmetros dentro do Traktor. Chega a ser meio confuso, não sei explicar melhor do que isso, só sei que levei varias horas do meu dia bolando uma ideia para conciliar os 2 controladores dentro do traktor para que o set não ficasse aquela coisa pregada ao computador, e sim manipulando tudo a partir dos controladores e se desgrudando dele.

A ideia de montar isso foi proporcionar a pista uma apresentação mais dinâmica, carregando 2, 3 ou até 4 tracks ao mesmo tempo, todas em perfeita sincronia, sendo os decks com musicas, loops, vocais ou samples com FX, ou até mesmo mixagens longas e precisas fazendo uma grande história dentro do set. Por que se usar o Traktor sem controlador midi algum, ele te prende a usar usar muito o notebook para escolher cada pasta, depois escolher a musica, depois carregar ela no deck, depois ainda soltar ela na mão (o que não é muito legal pois pode dar errado), ou carregar via timecode CD ou Vinil. Mas com vários controladores midi, vc está sempre mexendo em algum parâmetro/botão/knob/fader sem tocar no notebook e isso tira aquele ar de VIRTUAL DJ! Que não combina em nada com apresentações. Lembrando que quanto mais tempo você fica preso ao computador, menos você analisa sua pista e também perde oportunidades únicas de colocar alguns efeitos e enfatizar algumas coisas nas suas apresentações como alguns breaks de musicas ou loops que poderiam acontecer por algum motivo e etc.

Atualmente (já com o setup novo) uso um Macbook Pro para carregar o Traktor, dentro do Traktor utilizo 4 decks para leitura de músicas, loops e acapellas, 1 deck multi-efeito e 3 decks de efeitos avançados, fora os loops padrões. Para controlar o Traktor, efeitos, tempo, loops leitura, e manuseio de cada deck, uso o iPad com Touch OSC e o Xone 1D. No Xone atualmente está configurado para disparar as tracks (cue / play), abrir e fechar os loops, organizar o tempo de cada Loop, jog em cada uma, Filtro e equalização de algumas bandas. O iPad tem uma tela usada só para carregar as músicas, que uso ela dividida 3 partes, a primeira para navegar entre as pastas, a segunda entre as musicas, e a terceira para carregar em cada deck individualmente. em outra tela do iPad uso os 4 decks de efeitos, manipulando 3 parâmetros de cada efeito + Dry/Wet + On Off. e isto tudo ligado em 4 canais no mixer, onde uso para mixar entre uma track e outra e os loops, e ainda uso os efeitos individuais do mixer. Ou seja, se você gosta de ser dj, discotecar e brincar com o som, você vai se divertir por horas tocando, pois botões e parâmetros para mexer não vão faltar, e N possibilidades para executar isto vão existir para fazer.

Esta é a melhor maneira que arrumei para manipular tudo, de uma maneira ágil e eficiente, sem ficar perdendo tempo procurando tudo na tela de um computador ou usando o trackpad do notebook. O Setup está funcionando 100% pra min. Se alguém tiver alguma sugestão me envie por email, comente aqui, ou entre na parte de Contato do site.

O Proximo post provavelmente será um set mixado que gravarei em breve usando todas estas coisas que mencionei acima, e acho que até semana que vem ja tenho tudo pra vocês. O ultimo set que está online, que é o gravado no 5uinto em BSB, só foi utilizado o iPad e o Korg NanoKontrol dentro do traktor, que fazem parte do setup antigo.

Para finalizar gostaria de falar que o mais importante não é como você faz acontecer para o som sair na pista, nem o que usa, nem as técnicas e nem o equipamento (claro que o equipamento tem que estar inteiro, mas…), o importante é fazer com que o seu som agrade da melhor forma possível
O equipamento vai apenas te ajudar a alcançar este objetivo.

2 thoughts on “Setup Novo! iPad, Xone 1D, Traktor.

  1. Muito bacana! uso tbm o traktor e peguei ontem um ipad, quero criar um layout para usar junto com o traktor, mas ainda nao consegui configurar, como faz para criar layouts?

  2. Opa e ai Alex, estou aqui revivendo este post pois estou a procura de como conectar o ipad no meu notebook para usar os efeitos do traktor enquanto faço a mixagem pelo cdj e mixer. Tu seguiu algum tutorial para fazer isso? Se sim, consegue disponibilizar?

Leave a Reply

Your email address will not be published.